COLABORE

Eleitos novos integrantes do Conselho Estadual da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul

Institucional

Eleição aconteceu no dia 15 de março de 2023, durante a 44ª Assembleia Extraordinária da entidade realizada em Porto Alegre (RS)

Publicação: 16/03/2023

Adriana de Moraes Teixeira, agente Cáritas de Pelotas; Mara Elaine Martins, agente Cáritas de Bagé; e Gelson Lucas Owergoor, agente Cáritas de Porto Alegre foram eleitos para integrar o Conselho Regional da Cáritas Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos. As agentes Cáritas Simone Zanetti, de Passo Fundo, e Maria Lisiane Quevedo Cunha, de Santo Ângelo, foram eleitas suplentes. A eleição aconteceu durante a 44ª Assembleia Extraordinária da entidade, no dia 15 de março de 2023, na Casa de Oração São João da Cruz, em Porto Alegre (RS). Cada Cáritas Arqui/Diocesana do Estado teve direito a um voto por meio de seu/sua representante legal, bem como a diretoria nacional, Secretariado Regional e membros do atual Conselho.

Mauricio Queiroz, agente Cáritas de Santa Cruz do Sul, seguirá como presidente do Conselho até o final de 2023. Adriana de Moraes Teixeira assumirá agora como vice, e Mara Elaine Martins como secretária.

A comissão eleitoral foi formada por Nilza Mar Fernandes de Macedo, secretária da Diretoria da Cáritas Brasileira e agente da Ação Social Diocesana/Cáritas Diocesana de Bagé; Padre Edegar Passaglia, da Cáritas Diocesana de Erexim; e Mauricio Queiroz. Gabriela Cristina Dorneles (em pé na foto), da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, atuou como fiscal.

O Conselho Regional é um órgão representativo dos membros da Cáritas Brasileira no respectivo Regional, cabendo-lhe articular o relacionamento entre o Secretariado e as suas Entidades Membros, bem como desenvolver a dinamização do trabalho da Cáritas Brasileira no Regional. Entre suas atribuições estão a de determinar metas e etapas na elaboração e execução de planos, programas e projetos do Regional, propor a criação ou supressão de iniciativas, contribuir na avaliação e aprovação de projetos, bem como apreciar e opinar, anualmente, sobre o relatório de atividades e balanço financeiro do Secretariado Regional. Todos os cargos do Conselho visam à concretização da missão da Cáritas de contribuir com sua presença transformadora diante de situações em que a vida esteja sob ameaça.

Com esta eleição, finalizaram seus mandatos Cinara Dorneles, agente Cáritas de Cruz Alta, Maria Beatriz da Silva, de Pelotas, e Franciel Risson Bacchi, de Passo Fundo.